Posted on 21 June 2012 by admin
By Mario Osava
RIO DE JANEIRO, Jun 20 (TerraViva) Members of unions and the Landless Movement (MST) dominated the parade of nations, covering with red the Avenida Rio Branco, in the center of Rio de Janeiro, with at least 50,000 people protesting against the green economy. Continue Reading
Posted on 21 June 2012 by admin
Por Clarinha Glock
RIO DE JANEIRO, 21 junho (TerraViva) – Uma comitiva de 25 indígenas do Brasil, Filipinas, Estados Unidos, Guatemala, Argentina e México chamou a atenção dos participantes da Rio+20. Com suas músicas e gritos, pinturas e roupas típicas, eles se reuniram perto das bandeiras símbolos do evento, no Riocentro, para entregar a Declaração da Kari-Oca 2 aos representantes do Brasil e das Nações Unidas. Outros 400 indígenas não puderam entrar – ficaram retidos na barreira de soldados, a poucos metros da entrada do principal pavilhão. A aldeia instalada em Jacarepaguá reuniu cerca de 600 indígenas de quase todo o mundo que analisaram a situação dos povos desde a Rio 92.
Continue Reading
Posted on 21 June 2012 by admin
By Amantha Perera
RIO DE JANEIRO, Jun 21 (TerraViva) He was on a flight to the biggest international summit on environment in a decade when Kenyan indigenous rights activist Peter Kitelo’s attention was suddenly drawn to a government advertisement. Continue Reading
Posted on 21 June 2012 by admin
Analysis by Malini Shankar
BANGALORE, Jun 21 (TerraViva)
Heads of state and governments are meeting in Rio de Janeiro this week to decide how to renew their pledges made during the first Earth Summit held in Rio in 1992.
Continue Reading
Posted on 21 June 2012 by admin
Por Fabiana Frayssinet
RÍO DE JANEIRO, 21 jun (TerraViva) En las manifestaciones que marcaron la jornada inaugural de Río+20, el desagrado general con el resultado de la Conferencia de las Naciones Unidas sobre el Desarrollo Sostenible se abrió en un abanico de reclamos, expresividad y culturas. Continue Reading
Posted on 20 June 2012 by admin
Por Clarinha Glock
RIO DE JANEIRO, 20 junho (TerraViva) – Os indígenas reunidos na aldeia Kari-Oca pretendem entregar amanhã (21) um documento à presidenta Dilma Rousseff, no Riocentro. Segundo Berenice Sanches Nahua, 30 anos, integrante da Aliança Mundial dos Povos Indígenas e Comunidades Locais sobre Mudanças Climáticas e contra a REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), a Declaração da Kari-oca 2 (a primeira foi na Rio-92) reafirma a preocupação com a “farsa” da economia verde, que comercializa o que para os indígenas é mais sagrado, toma o seu território e viola os direitos da Mãe Terra. “Esperamos que os representantes da Rio+20 abram suas mentes e corações e se deem conta de que não há mais o que fazer senão defender a Mãe Terra e seus filhos”, falou Berenice.
Continue Reading
Posted on 19 June 2012 by admin
Por Clarinha Glock
RIO DE JANEIRO, 19 junho (TerraViva) – Nos anos 70, o cacique Mário Juruna, do grupo Xavante, de Mato Grosso, tornou-se conhecido por sua luta pela demarcação das terras indígenas. Sua marca era um gravador, que ele carregava sempre consigo para comprovar as promessas dos políticos em suas peregrinações por Brasília. Juruna foi eleito o primeiro deputado federal indígena (1983 a 1987) e ajudou a criar a Comissão Permanente do Índio no Congresso Nacional. No acampamento indígena Terra Livre, que funciona dentro da área da Cúpula dos Povos, na praia do Flamengo, a xavante Samantha Rootsitsiná Juruna, 26 anos, filha do antigo cacique, busca as raízes ancestrais que justificam o movimento indígena atual. Samantha não precisa mais do gravador para cobrar soluções do Governo, já que há mais conscientização sobre a questão indígena do que no tempo do seu pai. Agora ela utiliza a Internet.
Continue Reading
Posted on 19 June 2012 by admin
Por Clarinha Glock
RIO DE JANEIRO, junho 19 (TerraViva) – A indígena Sheyla Juruna chorou ao falar sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu, norte do Brasil. Em meio a seus “parentes” – como se refere aos demais representantes dos povos indígenas reunidos na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20. -, ansiosa por participar das discussões, as lágrimas de Sheyla revelam sua impotência diante das inúmeras tentativas feitas até agora de barrar a obra.
Continue Reading
Posted on 19 June 2012 by admin
Por Mario Osava
RIO DE JANEIRO, 19 junho (TerraViva) O alvo foi o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É porque financia as hidrelétricas que estão desgraçando a vida dos índios, justificou Renato Nambikwara, do Mato Grosso.
Continue Reading
Posted on 16 June 2012 by admin
Por Mario Osava
RIO DE JANEIRO, 15 jun (TerraViva) Mostrar que o sul do Brasil também tem índios, e com uma cultura própria, motivou o cacique Teodoro Tupã Alves a trazer 40 jovens guarani à conferencia Rio+20, numa viagem de 1.500 quilômetros e 23 horas de ônibus.
Continue Reading